28 maio 2017

Zine Múltiplo 8 é dedicado exclusivamente a quadrinhistas mulheres

Capa Múltiplo 8
Já é lugar-comum reconhecer a regularidade e potencial produtivo do editor André Carim à frente do zine Múltiplo, em especial, e o Ilustrado. Mas a capacidade de agregar propostas diversificadas tanto de conteúdo quanto de estratégias de envolvimento da comunidade de quadrinistas e/ou zineiros vêm sendo também uma das marcas do André com o Múltiplo em sua nova fase.
O Múltiplo, remanescente dos zines pré-internet, desde seu retorno, numa proposta de veiculação online, com possibilidade de encomenda do zine impresso, sob demanda, talvez tenha nessa nova estratégia, adequada às novas tecnologias gráficas, seu trunfo de não economizar no conteúdo sempre superando uma centena de páginas, com HQs , entrevistas, relatos, enquetes e ilustrações, reunindo veteranos e novos talentos, profissionais e amadores representando o que de melhor se têm nos fanzines, a possibilidade de interação entre público seleto de aficionados, incentivando novos talentos. 
HQ de Sara Gaspar
Destacamos a presente edição, o Múltiplo 8, como um belo exemplo das iniciativas do Múltiplo, uma edição totalmente dedicada às mulheres quadrinhistas. As ganhadoras do Troféu Ângelo Agostini, Mary Cagnin, Alessandra Freitas, Thina Curtis e Fabi Menassi, colaboram ancorando participações premiadas, evidenciando o destaque feminino neste espaço que anda têm muito a ser galgado pelo talento feminino, frente às barreiras da desigualdade no mundo corporativo em todos os âmbitos, sem contar a necessidade de quebra de diversos paradigmas impostos por uma sociedade, por vezes, retrógrada. Registramos a participação de pesquisadoras dedicadas à investigação das HQs e valorização do espaço das mulheres neste metiê ainda predominantemente masculino dos quadrinhos, tanto em relação à leitores quanto autores. São elas, Dani Marino e Danille Barros. Destacamos, entre as participações, a presença de Sara Gaspar, talento revelado pelo projeto IFanzine e que vem ampliando sua participação autoral no fanzinato nacional, colaborando nesta edição com HQs e ilustrações. Além da Sara, foram publicados trabalhos de estudantes produzidos em oficinas dinamizadas pelo projeto IFanzine - Layanne Teixeira e Emanuelly Souza. 
Fica a expectativa de que nas futuras edições da Múltiplo tenhamos maior participação das meninas, agregando talentos e fortalecendo o cenário independente, quiça como mola propulsora de novas perspectivas para a presença do talento feminino no mercado de HQs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.