16 fevereiro 2017

VÍDEO-PALESTRA COM O CIBERPAJE - Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais

O Ciberpajé apresentou aspectos da bioengenharia e cibernética
que evidenciam o futuro que ele projeta em sua obra.
Nesta tarde da quarta-feira, 15 de fevereiro, tivemos a honra de assistir a uma vídeo-conferência com o Ciberpajé/Edgar Franco, pesquisador e professor da FAV/UFG, artista transmídia criador do universo ficcional Aurora Pós-Humana, cujo tema foi "Processos Criativos de Histórias em Quadrinhos Autorais; do Tradicional ao Experimental". 
Os estudantes presentes, professores e participantes do projeto IFanzine pudemos aprender um pouco mais sobre os fundamentos em que o artista embasou a criação de seu universo ficcional que se projeta para cerca de 300 anos à frente de nosso tempo, no qual teremos seres humanos híbridos homem-máquina e criaturas geradas à partir da manipulação genética. Neste cenário futurístico Edgar Franco desenvolve sua criação hipermidiática numa proposta autoral, envolvendo a produção de histórias em quadrinhos e performances musicais que se destacam pela liberdade criativa e total controle sobre sua produção artística, de forma desprendida e autônoma, priorizando sua condição de artista independente autoral.
Apresentação de diversos processos experimentais
na criação de HQs autorais.
Os estudantes presentes ficaram encantados com as diversas proposta experimentais inusitadas para produção de histórias em quadrinhos e se manifestaram motivados a praticar algumas das técnicas propostas pelo autor quadrinhista.

A seguir um relato de Sara Gaspar, estudante que integra a equipe do projeto IFanzine:

Ser rico não é ter posse de bens materiais, ser rico é ter a capacidade de transmitir algo de bom para outras pessoas e apenas quem possui essa virtude são aqueles que a buscam. Hoje cresci tanto quanto artista como pessoa através de mais uma experiência que o projeto IFanzine me proporcionou, eu percebi que a arte é um abismo incessante, quanto mais nos aprofundamos, mais ela tem para nos surpreender. 
Foi através do Beralto que pude conhecer o universo dos zines e a partir daí o projeto IFanzine vem me proporcionando experiências que jamais imaginei obter.  Já tive a honra de conhecer o mundo do HQforismo através de uma oficina regida por Danielle Barros e hoje a de explorar os processos criativos a partir dos conhecimentos do Edgar Franco.
"A arte é a razão de minha existência" - Ciberpajé.
A palestra começou com assuntos pertinentes da atualidade, assuntos que não são questionados abertamente como tantas coisas fúteis que a mídia faz questão de abordar. Somos apenas um produto moldado pela sociedade e as nossas essências são perdidas, não conhecemos o nosso próprio interior porém o Ciberpajé, em poucas horas, me mostrou a importância do autoconhecimento e como a arte está conectada. Conheci alguns de seus  belíssimos trabalhos enquanto explicava os processos inusitados de criação e apenas pelo brilho do seu  olhar já transmitiu uma vontade insaciável de criar e o entusiasmo ao falar do que ama transcende a sua essência. A tarde passou de modo prazeroso, reflexivo e de aprendizado.
Sara Gaspar

Em nome do Instituto Federal agradecemos ao amigo Edgar Franco pelo fantástica vídeo-palestra na qual pudemos conhecer mais sobre suas inúmeras técnicas em HQ poético-filosóficas, sempre imbuídas de entusiasmo e energia criativa contagiante. Ficou em aberto a proposta de novas parcerias na criação de fanzines e certamente termos novidades em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficamos muito felizes com o seu comentário.